Parlamentares do PSOL prestam apoio a Cesare Battisti

Parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e do Senado visitaram, na tarde desta terça-feira 17, o ex-ativista italiano Cesare Battisti, na penitenciária da Papuda, em Brasília. Integraram a comitiva, que defende a libertação de Battisti, os deputados Ivan Valente (SP) e Chico Alencar (RJ) e o senador José Nery (PA).

O Supremo Tribunal Federal julga o pedido de extradição de Battisti, acusado pelo governo italiano de homicídios, ocorridos na década de 70. O placar está em quatro votos a favor da extradição e quatro contra. Amanhã, 18, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes pronunciará seu voto, que tende ser pela extradição. A defesa de Battisti argumentará que os crimes pelos quais o ex-ativista é acusado já prescreveram

Na sexta-feira passada, 13, Cesare Battisti iniciou uma greve de fome e entregou uma carta ao senador José Nery dirigida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde diz “entregar sua vida nas mãos do presidente e do povo brasileiro”.

Além dos parlamentares do PSOL, também integraram a comitiva os senadores Eduardo Syplicy (PT/SP), Paulo Duque (PMDB/RJ), João Pedro (PT/AM) e Fátima Cleide (PT/RO) e os deputados federais Raymundo Veloso (PMDB/BA), Pedro Wilson (PT/GO), Luiz Couto (PT/PB) e Francisco Praciano (PT/AM).

ImprimirEmail